Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES

GRADUAÇÃO - Bacharelado em Enfermagem

SEMANA DE ENFERMAGEM INTEGRADA DA AJES. V SEMANA DE ENFERMAGEM DA AJES GUARANTÃ DO NORTE. ENFERMEIROS DO BRASIL E MUNDO FRENTE A COVID-19.

O tema do ICN para o Dia Internacional da Enfermagem 2020 é “Levando o mundo para a saúde”, com foco no verdadeiro valor dos enfermeiros para as pessoas do mundo. A cada ano, o ICN lidera as comemorações do Dia Internacional da Enfermagem, tradicionalmente realizado em 12 de maio, o aniversário do nascimento de Florence Nightingale. As celebrações do próximo ano serão mais especiais, porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 2020 como o ano dos profissionais de enfermagem e parteiras e será o 200º aniversário do nascimento de Nightingale. Para marcar a ocasião, o ICN está planejando e coordenando uma ampla gama de atividades ao longo do ano.

O tema para 2020, “Enfermeiros: uma voz para liderar – Levando o mundo para a Saúde”, demonstra como enfermeiros são fundamentais para enfrentar uma ampla gama de desafios à saúde, incentivando os profissionais e o público a comemorem o grande dia, mas também fornecendo informações e recursos que ajudarão a elevar o perfil da profissão ao longo do ano e atrair uma nova geração para a família da enfermagem.

A presidente do ICN, Annette Kennedy, disse que espera que 2020 seja um ano importante para a profissão: “Ter o ano dos profissionais de enfermagem e parteiras coincidindo com o bicentenário de Florence Nightingale aumenta a perspectiva empolgante de as enfermeiras serem finalmente reconhecidas por todo o bem que fazem. Em todo o mundo, os enfermeiros estão trabalhando incansavelmente para fornecer o cuidado e a atenção às pessoas, quando e onde precisarem. Queremos que o Dia Internacional da Enfermagem do próximo ano destaque que os enfermeiros são essenciais para a prestação de cuidados de saúde, que eles estão dando uma contribuição inestimável à saúde das pessoas em todo o mundo. Os enfermeiros, devido ao seu papel único de trabalhar com pessoas desde o nascimento até a morte, precisam estar envolvidos na política de saúde. ”

Outros eventos importantes no próximo ano incluem a publicação do primeiro relatório da OMS sobre o Estado da Enfermagem no Mundo, que fornecerá uma imagem detalhada da força de trabalho da enfermagem em todo o mundo e o Desafio Nightingale no âmbito da Campanha Nursing Now, que produzirá um novo grupo de jovens líderes de enfermagem que levarão a profissão adiante na próxima década.

 

Frente ao momento atual da pandemia pela COVID-19, o Curso de Enfermagem da AJES resolver inovar e aproveitar do uso de novas teconlogias transpondo barreiras.

Mostrar de forma criativa a importância da comunicação como ato social; usufruir de tecnologia da informação frente o combate a COVID-19, com atuação dos Enfermeiros no BRASIL e no Mundo, devido a importância de todo o contexto mundial em que estamos vivendo.

 Entender a responsabilidade do profissional de enfermagem e sua importância na sociedade e comunidade como um todo, como administrado, gestor, pesquisador e educador.

 

Fomos ao Epicentro mundial da COVID-19

1-Enfermeiro Intensivista e Oncologista: FREDERICO JOSÉ REIS SOARES

HOSPITAL DARMONTH HIRCHCOCK MEDICAL CENTER

CIDADE LEBANON –ESTADO DE NEW HAMSPIRE-EUA

DESCADO PARA ENFRENTAMENTO A COVIDI-19 EPICENTRO AMERCIANO

MERCY HOSPITAL

CIDADE DE SAINT LOUIS- ESTADO MISSOURI.

TEMA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NOS EUA, MAIORES DESAFIOS.  

 

Depois fomos ao Amazonas

2- Enfermeiro Intensivista –Pós-Graduado em Administração dos Serviços Públicos

PRESIDENTE DO COREN-AM

TEMA; ATUAÇÃO DO COREN-AM FRENTE A REALIDADE DA CONVID-19 NO ESTADO DO AMAZONAS.

Passamos em São Paulo- Epicentro Brasileiro da Pandemia.

3-ABRAHÃO BALDINO

Enfermeiro Mestre e Intensivista

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE SÃO PAULO-SP

HEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

  REALIDADE HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO FEDERAL NO EPICENTRO DO BRASIL-SP.

Um pulo logo ali em Minas Gerais

4-ADRIANE FERREIRA

Enfermeira Intensivista

ATUANTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO ESTADO DE MG.

AUTORRELATO DE SUPERAÇÃO FRENTE A INFECÇÃO PELA COVID-19.

E finalizamos com o Sul tchê.

5-ROSANE BARBOSA

Enfermeira Mestranda em Tecnologias da Saúde. Especialista em Urgência e Emergência, Saúde da Família, Gestão, Auditoria em Saúde Pública e Docência Universitária do Séc. XXI e Geriatria e Gerontologia.

AtUANTE EM APH-

COORDENADORA DA EQUIPE DE RESGATE DE RODOVIA DO RS.

PROFESSORA DA SAT TREINAMENTOS EM RIO GRANDE DO SUL.

Atuante.

 

O momento foi impar, mais de 160 participantes de vários estados do Brasil, EUA, e todas Unidades da AJES.

Experiência, Ciência, Inovação, Tecnologia, Academia.

Esse foi um dia memorável sem dúvida aos futuros profissionais enfermeiros, aos enfermeiros e todos que ali estavam presentes.

Fazer Diferente.

Essa é a Enfermagem da AJES-GUARANTÃ DO NORTE.