PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE
UNIDADE GUARANTÃ DO NORTE

GRADUAÇÃO - Bacharelado em Odontologia

Bacharelado em Odontologia

Bacharelado
Conceito 4
Duração de 10 semestres

Bem-vindo à página do curso de Bacharelado em Odontologia da AJES Guarantã do Norte.

A AJES GUARANTÃ DO NORTE faz parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior Brasileiras, segundo classificação do Ministério da Educação e Cultura - MEC, no Índice Geral de Cursos – IGC. A AJES está entre as 50 melhores do Brasil e no estado de Mato Grosso é a primeira colocada.

 

Conceito

O curso de Odontologia pauta-se pelo comprometimento da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES com um ensino superior de qualidade que permita a atuação competente, humana, crítica e reflexiva do cirurgião-dentista. Propõe-se, assim, oferecer uma formação em caráter tridimensional, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes; considerando estes elementos como essenciais à graduação do futuro cirurgião-dentista.

No início do século, novos paradigmas vêm surgindo, configurando mudanças na sociedade. É fundamental, portanto, garantir a formação do profissional da área de Odontologia capaz de adaptar-se, inclusive, a novas situações, cujas insurgências são cada vez mais frequentes, abruptas e imprevisíveis no mundo em transformação. Diante disso, cumpre-nos formar um cirurgião-dentista ocupado com questões humanas, éticas e científicas, voltado para a promoção da saúde, capaz de interagir com o meio social de forma competente e responsável, e capaz de integrar, nas suas práxis profissionais, aspectos de ordem científica, técnica, político-social e humana.

 

Nota do curso no MEC

O curso de Bacharelado de Odontologia da AJES GUARANTÃ DO NORTE foi autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria n. 1020, DE 27 DE SETEBRO DE 2017, com a nota 4. A escala de pontuação do MEC varia de 0 a 5, sendo 0 péssimo e 5 excelente.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O curso de Odontologia da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES tem por objetivo formar cirurgiões-dentistas para atuarem como agentes promotores da saúde, com enfoque na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde bucal, promovendo a qualidade da assistência odontológica à comunidade, dotados de conhecimentos e habilidades necessárias para o diagnóstico e tratamento das doenças bucais, e aptos a utilizar técnicas presentes e/ou novas técnicas e seus respectivos materiais odontológicos.

 

Objetivos Específicos

A formação do cirurgião-dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

a) atuar dentro dos princípios éticos em todos os níveis de atenção à saúde, promovendo e integrando programas multidisciplinares de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, no nível individual e coletivo;

b) conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, e, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida;

c) participar em educação continuada e investigações científicas relativas à saúde bucal e a doenças como um componente da obrigação profissional; manter espírito crítico e sempre aberto a novas informações;

d) obter e gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente, aplicando conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados com o melhor interesse do indivíduo e da comunidade;

e) melhorar a percepção clínica e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal, realizando, corretamente, o diagnóstico, estabelecendo plano de tratamento e realizando a preservação de seus pacientes;

f) estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;

g) reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais e coletar, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;

h) comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral, possibilitando o trabalho em equipes interdisciplinares e atuando como promotor de saúde; i) acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

 

Público-alvo

Egressos do ensino médio, técnico e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, portadores de diploma tanto de ensino médio ou de ensino superior, interessados em ingressar no curso de Odontologia da AJES.

 

Diferenciais

O curso de Odontologia da AJES GUARANTÃ DO NORTE tem como diferenciais o uso de metodologias ativas e estudos de caso como parte do seu projeto didático-pedagógico, bem como biblioteca e atividades de extensão voltadas ao preparo dos alunos para a atuação no mercado não apenas em nível regional, mas nacional. Conta com quadro de docentes composto por mestre e doutores otimizando a interação entre disciplinas da fase básica com as da fase profissional.

 

Conheça o coordenador do curso:

 

Prof. Dr. Márcio Alexandre Homem

Doutor em Odontologia, área de concentração Odontopediatria, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Odontologia, área de concentração Odontopediatria, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2013). Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2011). Atualmente é professor de Odontologia e de Ciências da Saúde e coordenador de pesquisa científica da Faculdade do Norte de Mato Grosso (AJES). É membro do Comitê de ética em Pesquisas com seres humanos (CEP) da Associação Juinense de Ensino Superior (AJES), Atua principalmente na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Epidemiologia, Saúde Pública e Coletiva, Ortodontia Preventiva e Interceptativa, Cariologia, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/4724920356492407

 

Conheça o nosso corpo docente:

Profa. Dra. Andréa A. Costa

Possui graduação em Odontologia, especialização em odontopediatria, mestrado, doutorado e pós doutorado em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área da saúde, com ênfase em Odontopediatria, Ortodontia, Epidemiologia e Saúde Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: má oclusão, aparelhos e tratamentos ortodônticos, qualidade de vida, ética em saúde, cariologia, metodologia da pesquisa, epidemiologia, bioestatística, ações coletivas em saúde, políticas públicas em saúde.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/9044649262520115

 

Prof. Esp. Ariovaldo Silveira Lima Junior

Possui graduação em odontologia pela Universidade Metodista de Piracicaba Campus Lins (SP) UNIMEP(2010). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/3956516183989564

Prof. Esp. Carlos Alberto Alvim Franzini Junior

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2014). Pós-Graduação "Lato Sensu" (2017-2018) Área: Fisioterapia Ortopedia e Traumatologia pela FCT/UNESP Campus Presidente Prudente. Trabalhou como Fisioterapeuta na Clinica Physicus (2015-2017) e Centro Integrado de Fisioterapia, Pilates e Exercícios Físico - Clínica Sallus; na cidade de Presidente Prudente - SP (2017-2018). Coordenou curso bacharelado em Fisioterapia na Faculdade Ajes do Norte de Mato Grosso (2019-2020). Atualmente é docente das Faculdades Ajes - Norte Do Mato Grosso, Ajes - Noroeste do Mato Grosso, Ajes - Vale do Rio Arinos, Ajes - Vale do Juruena e Faculdade Ágora - FAG. Atua na área de fisioterapia com os seguintes temas: Ortopedia e Traumatologia, Exercício Físico, Reabilitação, Mulligan Concept e tratamento de dores crônicas e aguda. Proprietário da Clínica Inovare e Reabilitação LTDA.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/5379815261743328

 

Prof. Dr. Cláudio Silveira Maia

Doutor em Estudos Literários (CAPES 5) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, campus de Araraquara (FCLAr/UNESP). Possui graduação em Letras, com habilitação Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Mestrado em Estudos Literários pela FCLAr/UNESP. Atualmente é Professor Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO, também exercendo a Função de Diretor de Ensino e Coordenador do Curso de Letras.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/2200891450855355

 

Profa. Eloisa König

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/7962020734243108

Profa. Ma. Fabiana Rezer

Possuo graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do vale do Juruena (2016), Especialização em Nefrologia pela Universidade Braz Cubas (2019), Especialização em Tutoria em Educação a Distância (2019), Especialização em Tecnologias em Educação a Distância na Faculdade do Noroeste de Mato Grosso (2021) e Mestrado Profissional em Enfermagem com Ênfase no Processo do Cuidar no Centro Universitário São Camilo (2019). Estou cursando especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Possuo experiência profissional como Enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva e Nefrologia. Atualmente atuo na Docência do Ensino Superior (graduação e pós-graduação) da Faculdade do Norte de Mato Grosso, além de monitoria de Estágio Supervisionado, orientadora de iniciação cientifica e Tutora de EaD. As principais áreas de pesquisas são: Nefrologia, Pressão Arterial Invasiva e Qualidade de Vida.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/8751354637665396

 

Prof. Me. Glauco César da Conceição Canela

Fisioterapeuta. Docente Universitário na Faculdade do Norte do Mato Grosso - AJES - Unidade Guarantã do Norte MT. Docente nos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia e Estética e Cosmética. Graduado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Marília. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - UNESP - "Instituto de Biociências" - Campus Rio Claro. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde - SUS - "Universidade Federal Fluminense - UFF". Pesquisador em terapias vibracionais; variabilidade da frequência cardíaca, fatores de risco cardiovasculares em pacientes cardiopatas, diabéticos tipo 1 e 2, hipertensos e reabilitação cardiovascular pré e pós cirurgia cardíaca. Membro do Laboratório de Investigação em Biocomunicação, Exercício Físico e Modulação Autonômica Cardíaca (LIBEM) - UNESP - Campus Marília/SP, e também membro do Grupo de Pesquisa Métodos de Avaliação e Reabilitação da Capacidade Funcional. Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) & Departamento de Fisioterapia - SOCESP. Parecerista e representante no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos AJES "Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Jurema" - Unidades de Juína, Juara, Guarantã do Norte MT. Especializando em Fisioterapia Hospitalar - Centro Universitário São Camilo - São Paulo SP.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/2244809620861284

 

Profa. Ma. Jaqueline Aparecida Gonçalves Soares

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato -Campus Tangara da Serra (2009). Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2015). Pós graduada em Tutoria em Educação a Distância, AJES (2020). Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade Rede Pró Centro Oeste (Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT 2021). Professora na Faculdade Ágora (AGORA TREINAMENTOS E CURSOS LTDA -ME) nas disciplinas de Histologia (Realiza estudos da estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos) Epidemiologia (estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção) Fisiologia ( estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, esp. dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos). ?Ser biólogo não é um trabalho, é um modo de vida?

Endereço para acessar o currículo:http://lattes.cnpq.br/3043442444967697

 

Prof. Me. Pedro Henrique Cardoso Hilário

Mestre em Direito (área de concentração em Direitos Humanos e Sociedade) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense - PPGD/UNESC. Especialista em Direito Público Aplicado pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI e em Direito Penal e Processual Prático Contemporâneo pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professor e coordenador do curso de Direito da Faculdade do Norte de Mato Grosso - AJES. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas e do Núcleo de pesquisa em Política, Estado e Direito (NUPED). Graduado em Direito pela UNESC. Advogado.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/0882065505676941

Prof. Me. Humberto Jácome

Doutorando em Odontologia com área de concentração em Patologia Oral no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Mestre em Odontologia (2017- 2019) com área de concentração em Patologia Oral, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará- UFPA. Professor de Odontologia da Faculdade Ágora, em Campo Novo do Parecis-MT. Durante a graduação em Odontologia na UFPA (2011- 2016), atuou como bolsista de iniciação científica na área de Periodontia na Faculdade de Odontologia, posteriormente foi bolsista no departamento de Patologia Oral do Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB/ UFPA. Desenvolveu atividades de extensão em saúde bucal na Escola de Aplicação da UFPA. Participou do Programa Ciência sem Fronteiras (2014- 2015) como bolsista CAPES, onde realizou graduação sanduíche nos Estados Unidos na Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences (MCPHS University) e simultaneamente, estágio em Harvard School of Dental Medicine (Harvard University), desenvolvendo pesquisa na área de biologia molecular e regeneração óssea dos maxilares. Após o mestrado, atuou como professor de Odontologia na Universidade da Amazônia- UNAMA. Possui experiência na área docente, com ênfase na prática de metodologias ativas de ensino.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/3502707662018568

 

Profa. Laura Paredes Merchan

Professora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP-UNICAMP no Departamento de Saúde Coletiva. Atuou como cirurgiã em parceria FOP e Prefeitura de Piracicaba, com atendimento clínico no Prédio Central FOP- UNICAMP e PSF Terra Rica em 2018 e 2019. Tutora e Supervisora ??do Programa Estado de Ensino - PED da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2019,2020). Pesquisadora nos seguintes temas: Educação em Saúde, Estágios em Saúde, Situação Extramuros, Saúde da Família e Economia da Saúde Pública. Especializando em Ortodontia pelo CEO (Centro de Especialização em Odontologia de Marília) (2021 a 2023).

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/7654282270396845

 

Prof. Dr. Tharsus Dias Takeuti

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2010), especialização em Hematologia Clínica Laboratorial e Molecular pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (2010), Mestrado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica e Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013), Doutorado em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia Básica Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017).

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/4907957039750937

 

Prof. Esp. Wilkes Deyvis Nogueira de Oliveira

Possui graduação pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2019). Tem experiência na área de Odontologia.

Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/4440184590500255